top of page
Search

Formula 3 FIA 2021, o que esperar?

  • Writer: Maria Clara Castro
    Maria Clara Castro
  • May 5, 2021
  • 6 min read

ree

Olá! Neste próximo final de semana começa oficialmente a temporada de 2021 da FIA Fórmula 3 (F3) e venho por meio deste texto explicar o novo formato da categoria, as equipes que geralmente estão na ponta do grid, algumas coisas para ficar de olho, os pilotos brasileiros e, por fim, os horários desta primeira etapa. Eu lhe garanto, caro leitor, após ler este texto e se sentar no sofá sexta-feira de manhã para ver o treino livre e qualificação, você não vai estar perdido; pelo contrário, estará por dentro e saberá aonde destinar seu foco.

Pronto? Comecemos!


O novo formato

O Circuito de Barcelona-Catalunya receberá a primeira etapa da temporada de 2021 da F3 e estreará o novo formato da categoria. Diferentemente do ano passado, que contava com duas corridas – uma no sábado e outra no domingo –, em 2021, a F3 conta com um formato similar ao da Fórmula 2.

Na sexta-feira, ocorrerá um treino-livre de 45 minutos e a qualificação, que terá duração de 30 minutos.

No sábado, acontecerão duas corridas de grid invertido. Calma, leitor, não se desespere! Eu sei que “grid invertido” pode dar calafrios em algumas pessoas, mas dá para entender, presta atenção: Ocorreu a qualificação na sexta-feira, certo? Certo. Tendo em vista o grid formado na qualificação, sabe os 12 primeiros? Sei. Inverte as posições! Como assim? Quem se classificou em P12, largará em P1 na Corrida 1, quem se classificou em P11, largará em P2, quem se classificou em P10, largará em P3, e assim por diante…

Agora vamos para a Corrida 2. Leitor, sabe a Corrida 1? Sei. Pronto, tendo em vista o grid que finalizou a Corrida 1, inverte os 12 primeiros! Como assim? Quem finalizou em P12, largará em P1 na Corrida 2, quem finalizou em P11, largará em P2, quem finalizou em P10, largará em P3… entendeu? Espero que sim.

Por fim, a Corrida 3. Assim como as Corridas 1 e 2, a Corrida 3 terá duração de 40 minutos. O seu grid de largada foi formado na qualificação de sexta-feira.

E como fica a pontuação? Bom, receberá quatro pontos o pole position da qualificação, o TOP 10 das duas primeiras corridas, ou seja, os 10 primeiros que finalizarem a Corrida 1 e 2 receberão, respectivamente, 15, 12, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos. Já na Corrida 3, que vale mais, os pilotos que comporão o TOP 10 vão receber, respectivamente, 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1. Em relação aos pontos de volta mais rápida, o piloto receberá caso finalize a corrida dentre os 10 primeiros.


Equipes

Assim como no ano passado, a Fórmula 3 conta com 10 equipes, são elas: Prema Racing, Trident, ART Grand Prix, Hitech Grand Prix, HWA Racelab, MP Motorsport, Campos Racing, Carlin, Jenzer Motorsport e Charouz Racing System.

Desde que a GP3 foi transformada em F3, a equipe italiana Prema Racing vem ganhando o “Team Standings”, isto é, fazendo um paralelo com a Fórmula 1, a Prema foi a “campeã dos construtores” em 2019 e 2020 na F3. Em 2021, apesar de não ter liderado os testes de pré-temporada, parte das atenções devem estar voltadas à Prema, haja visto seu histórico na categoria e seu line-up. Esse conta com Dennis Hauger, piloto noruguês campeão da F4 Italiana em 2019, Arthur Leclerc, vice-campeão da Fórmula Regional Europeia ano passado, e o piloto britânico Olli Caldwell.

Outra equipe que chama a atenção é a ART Grand Prix, equipe francesa que está na categoria desde a época de GP3. Ano passado, a ART finalizou o campeonato em terceiro lugar e tem potencial para atingir resultados similares em 2021, uma vez que, além de ter bastante dados sobre as pistas, onboards, telemetrias etc., os pilotos que formam o line-up são Frederik Vesti, Alexander Smolyar e Juan Manuel Correa. O primeiro é um piloto dinamarquês que fará seu segundo ano na categoria, em 2020, terminou o campeonato em quarto lugar; Smolyar é um piloto russo que também está em seu segundo ano de F3 e chegou a liderar a sessão da tarde no primeiro dia de teste de pré-temporada em Spielberg. Por fim, Juan Manuel Correa é um piloto equatoriano que corre pela bandeira estadunidense e 2021 é um ano um tanto único para ele, pois marca sua volta para as pistas. Em 2019, o trágico acidente de Spa-Francorchamps que findou a vida do piloto francês Anthoine Hubert, também envolveu Juan lesionando gravemente suas pernas. Depois de mais de um ano de cirurgias e fisioterapia, ele está voltando às pistas, agora na Fórmula 3. Juan Manuel Correa é um guerreiro, fica aqui minha grande admiração por ele.

Por último, uma equipe que também possui bons resultados na F3 é a italiana Trident. Essa terminou o campeonato em segundo lugar no ano passado e conta com um line-up um tanto interessante: o australiano Jack Doohan, o francês Clément Novalak, campeão da F3 Britânica em 2019, e o alemão David Schumacher – ele não é irmão, mas primo do piloto de Fórmula 1 Mick Schumacher.


Fique de olho!

Vamos agora a alguns pontos, caro leitor, que eu daria certo destaque. Foco aqui!



Primeiramente, a equipe holandesa MP Motorsport. Essa não costuma se localizar na ponta do grid, ano passado terminou o campeonato em sexto lugar, porém, para temporada de 2021, a equipe visa crescer na categoria. À vista disso, contratou engenheiros experientes e trouxe um line-up forte: o campeão e vice-campeão da Fórmula Renault Eurocup 2020, Victor Martins e Caio Collet, e o holandês Van der Helm.

Os resultados parecem estar se apresentando. A MP andou muito bem nos testes de pré-temporada, Caio Collet foi o nome de destaque em Spielberg – quebrou o recorde da pista para a categoria, fazendo 1:18.592 – e Victor Martins brilhou em Barcelona, liderando a sessão da tarde no primeiro dia e a sessão da manhã no segundo dia de testes. Prestemos atenção ao crescimento da equipe!

Outro ponto que gostaria de destacar é o novo formato. Por conta do grid invertido em duas corridas, tal como vimos na Fórmula 2, poderemos observar pilotos de equipes de meio e fim de grid andarem na frente e conquistarem pontos, tornando o campeonato mais competitivo. Na F2, dois rookies – estreantes – ganharam as duas primeiras corridas do ano, eu particularmente não descartaria cenários análogos na F3.

Além disso, com o novo formato da categoria, mudou também a estratégia para o fim de semana. Após a primeira etapa da temporada de 2021 da F2, no Bahrein, as equipes perceberam que uma das mais preferíveis estratégias seja o piloto tentar a pole position na qualificação, escalar o pelotão nas Corridas 1 e 2, e focar na Corrida 3. Algo semelhante pode acontecer na Fórmula 3, por isso creio ser importante notar como a categoria irá se adaptar ao novo formato.

Alguns leitores e espectadores gostam de trabalhar com nomes, então destacarei os seguintes nomes para vocês: Vesti, Novalak, Hauger, Martins, Collet, Chovet, Colombo, Iwasa, Rasmussen e Crawford. Os três primeiros são especulados para brigar pelo campeonato, enquanto os outros podem se sobressair. Contudo, enfatizo: não tenho bola de cristal, não consigo ver o futuro e com o novo formato, a categoria pode ter resultados mais imprevisíveis ainda. Acompanhemos!


Os pilotos brasileiros



ree
Imagem retirada do Twitter @ColletBrasil

E teremos brasileiros correndo na Fórmula 3 este ano? Sim! O Brasil será representado por Caio Collet e Enzo Fittipaldi.

Collet vem de um 2020 positivo, sendo vice-campeão da Fórmula Renault Eurocup e estreará este ano na Fórmula 3 pela MP Motorsport. A priori, ao ser anunciado na equipe holandesa, algumas pessoas – eu inclusa – espantaram-se com o anúncio, pois se pensava que o brasileiro correria por equipes de ponta. Entretanto, como já salientei, a MP está com um planejamento forte para a temporada de 2021, o que pode implicar em bons resultados para Collet.

ree
Imagem retirada do Instagram @enzofitti

Em relação a Enzo Fittipaldi, esse anunciou ontem (04/maio) sua participação na F3 pela Charouz Racing System. Fittipaldi não fez os testes de pré-temporada e a Charouz não é uma equipe de grande destaque na categoria, mas era a vaga que sobrava no grid. Pelo recente anúncio, mostra-se um pouco complicado especular como, de fato, será o fim de semana e a temporada para Fittipaldi. Resta-nos acompanhar.

Caso vocês queiram acompanhar mais de perto os resultados dos pilotos brasileiros, indico as páginas do Twitter @brasilnogrid, @MF1BR e @superlicenca, e, mais especificamente sobre resultados do Caio, sigam a @ColletBrasil no Twitter e Instagram. Já adianto meus parabéns a essas páginas.


Horários

E, por fim, os horários!

Sexta-feira

  • Treino Livre - 5:05 a 5:50*

  • Qualificação - 8:35 a 9:05*

Sábado

  • Corrida 1 - 5:35 a 6:15*

  • Corrida 2 - 11:45 a 12:25*

Domingo

  • Corrida 3 - 7:05 a 7:45*


*Horário de Brasília

Lembrando que este ano a Fórmula 3 será transmitida no BandSports! E, caso tenha twitter e queira comentar, informar-se mais, use a hashtag #F3NoBandSports. Se quiser saber ainda mais sobre as equipes e pilotos da F3 FIA 2021, ouça o podcast que os meninos do Zona de Ultrapassagem e eu gravamos semana passada. (link: https://twitter.com/zonadeultrapass/status/1387082346923532288?s=20 ).

Reitero, também, que estarei postando resultados, fazendo comentários e indo atrás de informações desde sexta-feira até domingo no meu Twitter (@castro_03). Caso queiram acomapanhar, está feito o convite!


Novo formato, alguns pilotos estreantes, outros com mais experiência na categoria, equipes crescendo… A temporada de 2021 promete. E aí, vai perder essa?




 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page